sexta-feira, 30 de maio de 2008

Reportagem Interessante

Neste fim de semana passado, estive em viagem a Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e achei muito interessante a reportagem que destaco abaixo, encontrada em um jornal local. Interessante porque, de maneira resumida e direta, explica em palavras simples como a atividade logística é interessante. Boa leitura!
Ferramenta de competitividade. Assim é como podemos denominar a logística que, ao contrário do que muitos acreditam, não está ligada somente a transporte. “Na realidade a logística está relacionada ao dia-a-dia das pessoas. Especificamente é a forma encontrada para se determinar uma otimização de um processo, seja ele qual for, em âmbito pessoal ou profissional”,explica um gerente de Operações de uma empresa do setor.
Conforme o Conselho de Gerenciamento Logístico (Council of Logistics Managent), em síntese, logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços. Este sistema leva em conta, principalmente, tempo, qualidade e custos, desde o ponto de origem até o de consumo. Está diretamente relacionada à informação, à identificação e redução de custos operacionais e à utilização do bom-senso.
No Brasil, esta ferramenta vem ganhando força no setor industrial desde a estabilização da economia, com a implantação do Plano Real em 1994. O foco na administração dos custos, a evolução da microinformática e da tecnologia da informação também contribuíram para a difusão da logística. Indiferente ao tamanho da empresa. “Obviamente quanto maior tu fores, maior vai ser a tua economia. Mas o percentual existe para todas as empresas, porque a logística é realmente tu conseguir cumprir as exigências de mercado com um custo extremamente competitivo”, ressalta. Apesar da chegada recente ao País, a logística existe há muito tempo. “Na época de Alexandre O Grande, o exército dele foi extremamente forte porque ele utilizou a logística”, conta o gerente, que há 10 anos trabalha no setor. Ele destaca que não há um modelo específico. A logística se aplica ao cliente. “Cada um tem a sua particularidade”, completa.

Nenhum comentário: